Pilates é um método, criado por volta de 1920 por Joseph Pilates, que trabalha a mente e o corpo, em conjunto, possuindo alguns princípios básicos: concentração, controle, centralização, precisão e respiração.

Promove a reeducação do movimento, através de um grande repertório de exercícios, com poucas repetições e baixo impacto, proporcionando assim, menor desgaste das articulações e músculos.

Dessa forma, o Pilates, muitas vezes, complementa e/ou mantém o trabalho de reabilitação, podendo ser chamado de Pilates clínico.

Como muitos pensam o Pilates Clínico não é tratamento fisioterapêutico propriamente dito, porém, muitas vezes, torna-se complemento ou manutenção do mesmo. Vou explicar melhor qual a diferença deste Pilates que se mostra bastante eficaz nos tratamentos de coluna, por exemplo!

O que é Pilates Clínico?

O Pilates clínico consiste, antes de qualquer exercício, em uma avaliação individualizada e específica feita por um Fisioterapeuta.

Nessa avaliação, o profissional observa quais as necessidades clínicas do aluno/paciente, identificando quaisquer condições, limitações, recomendações médicas ou indicações de diagnósticos pré-existentes, traçando os objetivos específicos para realizar o método.

Assim, a avaliação garante ao profissional um conhecimento completo sobre as particularidades de cada aluno.

Cadillac, FisioPilates, Pilates, Fisioterapia

Com base na avaliação, será montado, individualmente, o programa de exercícios de pequeno, médio e longo prazo, assim como, será definida a frequência de aulas/sessões realizadas por semana.

Junto com a avaliação é realizada a aula experimental para que o aluno/paciente vivencie os princípios do método, colocando-os em prática em exercícios básicos.

Além disso, em alguns locais, é realizada avaliação postural computadorizada para que a análise de alterações clínicas seja precisa e os objetivos de tratamento sejam alcançados de forma eficiente.

Em relação aos exercícios, durante as sessões/aulas, esses serão específicos para cada quadro clínico, cuidadosos, garantindo que o aluno/paciente não tenha dor ao realizá-los e assistidos por profissional capacitado no método.

Os alunos/pacientes têm direcionamentos personalizados, de acordo com sua condição pessoal, e os exercícios evoluem conforme a progressão do aluno/paciente. Muitas vezes, os pacientes/alunos questionam se não seria igual ao tratamento fisioterapêutico.

A resposta é que maioria dos pacientes procuram o Pilates clínico para tratamento de dor, disfunção articular/muscular, pós operatório de cirurgias, reabilitação cardiopulmonar, dentre outras patologias, que precisam de tratamento específico, assim como a Fisioterapia e é exatamente o que encontramos no Pilates clínico.

Por isso, sim! O Pilates clínico, para alguns, funciona como uma reabilitação e para outros, será uma atividade benéfica, segura e eficaz após uma reabilitação, como atividade física de manutenção.

Como são realizadas as aulas do Pilates Clínico?

A aula/sessão de Pilates Clínico tem duração de 60 minutos e o mais indicado é ter no máximo dois alunos/pacientes para cada profissional, garantindo segurança e eficácia da técnica, uma vez que a atenção será maior durante a prática dos exercícios.

A aula é composta de exercícios em solo ou Mat Pilates e em equipamentos (Chair, Cadillac, Reformer, Lader barrel – principais aparelhos que compõem um Studio de Pilates), além do uso de acessórios que facilitam os dificultam os movimentos.